WhatsApp: o que são mensagens efêmeras

Por meio de uma de suas atualizações mais recentes, o WhastApp introduziu um novo recurso. Essas são as mensagens efêmeras do WhatsApp, muito úteis para usar nas conversas com nossos contatos. Hoje veremos em detalhes o que são e como melhor usá-los para gerenciar nossas conversas.

O WhatsApp, como sabemos, é um dos aplicativos de mensagens instantâneas mais usados ​​no mundo. Ele permite que você troque mensagens com seus contatos gratuitamente, crie grupos, envie mensagens de difusão e muito mais. O Whatsapp evoluiu muito ao longo dos anos, principalmente após a aquisição pelo Facebook.

Provavelmente ao abrir um chat com um contato da sua agenda, você terá notado esse novo recurso chamado Mensagens Efêmeras e recentemente introduzido pelo WhatsApp. Você provavelmente está curioso para saber mais sobre seu significado e se é adequado para seus propósitos. Bem, neste guia tentarei dar uma visão geral desta nova função, a fim de orientá-lo na sua escolha. Não vamos nos atrasar, vamos embora!

Índice de conteúdo
O que são mensagens efêmeras do WhatsApp
Como usar as mensagens efêmeras do WhatsApp no ​​Android
Como usar as mensagens efêmeras do WhatsApp no ​​iOS
Conclusões
O que são mensagens efêmeras do WhatsApp
Antes de entrar na parte prática, é bom explicar melhor o que são as mensagens efêmeras do WhatsApp. De forma muito simples, quando esta opção é ativada, as novas mensagens enviadas em um chat individual ou em grupo não serão mais visíveis após sete dias.

Antes da introdução desse recurso, se você se lembra, era forçado a excluir manualmente as mensagens de um bate-papo ou grupo específico. Era definitivamente uma limitação, já que as mensagens nos chats ocupam memória no seu dispositivo e, por uma questão de desempenho e espaço no seu dispositivo, você pode nem precisar delas.

Lembrar-se, no entanto, de entrar em cada chat ou grupo do qual você é administrador para limpar pode ser uma tarefa frustrante e demorada que você absolutamente não quer realizar. Aqui, então, está a resposta do WhatsApp para este problema antigo. Por meio de mensagens efêmeras, a limpeza ocorrerá automaticamente sete dias após o envio. Claro, você sempre pode decidir salvar as mensagens mais importantes ou colocá-las no backup. Desta forma, a memória do seu dispositivo ficará livre, mas você não perderá nenhuma conversa que realmente lhe interessa.

Com essas novas mensagens temporárias, você poderá manter seus históricos sempre limpos, inclusive para evitar que outras pessoas leiam informações que você considera confidenciais. Esta opção também pode ser usada para grupos do WhatsApp, mas saiba que só pode ser ativada ou desativada por um dos administradores do grupo.

Aviso: Mensagens efêmeras não protegem você de quaisquer riscos derivados do que você escreve. Um usuário sempre pode capturar a conversa por meio de uma captura de tela antes de excluí-la.

Como usar mensagens efêmeras do WhatsApp do Android
Bem, agora que você tem uma visão geral bastante clara desse novo recurso, vamos ver juntos como usá-lo de maneira prática. Vamos começar com os dispositivos Android.

Aqui estão as etapas que você precisará seguir em seu smartphone Android para ativar mensagens efêmeras:

Entrar no bate-papo
Toque no nome do contato
Toque em Mensagens efêmeras
Selecione Ativado
A partir de agora, após sete dias, você não encontrará mais mensagens enviadas. Lembre-se, no entanto, de que você sempre pode refazer seus passos e desativar o recurso. Para fazer isso, siga estas etapas:

Entre no chat
Toque no nome do contato
Toque em Mensagens efêmeras
Selecione Desativado
Como usar mensagens efêmeras do WhatsApp no ​​iOS
Este recurso também está presente em dispositivos iOS. Pegue seu iPhone e ative-o como e quando achar necessário. Fazer isso, mesmo neste caso, é realmente muito simples.

Aqui estão as etapas que você precisará realizar:

Entrar no bate-papo
Toque no nome do contato
Toque em Mensagens efêmeras
Selecione Ativado
As mensagens serão excluídas automaticamente após sete dias. Para refazer seus passos, basta realizar o procedimento inverso. Em detalhes, aqui estão as etapas a serem seguidas:

Entre no chat
Toque no nome do contato
Toque em Mensagens efêmeras
Selecione
Conclusões desativadas
Como você deve ter visto, o WhatsApp agora permite que você envie mensagens temporárias, tanto definitivas quanto efêmeras. Essas mensagens de texto ficarão visíveis apenas por sete dias e permitirão que você gerencie melhor seus bate-papos.

Por fim, saiba que esta função não afeta as mensagens enviadas ou recebidas antes de ter ativado as mensagens efêmeras.

Agora você já deve saber de tudo, basta testar esse novo recurso com seus amigos. Se você ainda não vir esses recursos, pode ser necessário atualizar o aplicativo para a versão mais recente disponível no Google Play e na App Store. Para obter mais detalhes, consulte as perguntas frequentes do WhatsApp

Leave a Comment

Your email address will not be published.